Projetos

Aqui temos apenas algumas sugestões de melhorias para nossa cidade. Conheça um pouco:

mulher em terno rosa sentada em sofá preto com braços cruzados
mulher em terno rosa sentada em sofá preto com braços cruzados
Segurança nas Creches

Nós precisamos discutir a segurança das crianças nas creches, mas para isso precisamos de mais engajamento do poder público, envolvimento das autoridades de segurança e participação da comunidade local, ficando atenta ao entorno das escolas, quando virem crianças desacompanhadas.

Recentemente eu comecei a observar como os muros das escolas são baixos, o acesso à rua de algumas escolas é extremante fácil, e nem todas possuem sistemas de monitoramento por câmeras.

Por isso eu iniciei um abaixo-assinado para reivindicar melhorias essenciais na segurança das creches, e nós mães e pais, contamos com o apoio de cada um de vocês.

De início precisamos de um projeto de segurança pública eficaz para creches e escolas de primeira infância, que deve ser implantado por meio de várias frentes com uso de medidas preventivas, protocolos de resposta a emergências e treinamento de pessoal.

O poder público pode instalar uma comissão provisória juntamente com a polícia militar e corpo de bombeiros para inspecionar as creches e identificar pontos fracos na segurança física, como cercas danificadas, portões não trancados, áreas de acesso não monitoradas, necessidade de instalação de câmeras.

Sobre câmeras, a própria prefeitura pode utilizar da sua central de monitoramento da Guarda Civil, onde as creches cederiam acesso às câmeras dos portões para acompanhar a circulação de pessoas desse local. E eu não falo só de fuga de crianças não, mas do acesso não identificado de pessoas desconhecidas.

Claro, fica muito mais barato colocar 2 a 3 pessoas para monitorar 77 creches, do que a prefeitura pagar um porteiro para cada uma delas, que seria o ideal e é o que já acontece na maioria das cidades do país. Só não dá pra exigir a contratação de mais um profissional pelas entidades, onerando a folha sem aumento do valor do repasse.

Devemos também garantir que não haja acesso direto às crianças, mas que outro portão que não seja o de acesso à rua evite que elas consigam sair com facilidade.

É possível ainda implementar sistemas de alarme para detectar tentativas de fuga e intrusão no entorno das unidades escolares, com sensores de movimento.

Desenvolver e divulgar planos de evacuação e procedimentos de emergência, caso seja necessário, como já aconteceu em outras escolas. E até realizar simulações regulares de fuga e outras emergências com a participação de crianças e funcionários.

Encorajar a participação dos pais, estando atentos aos horários de entrada e saída. Se necessário abordar pessoas que estiverem paradas próximo à escola e não sejam conhecidas. Os pais devem acionar a polícia militar quando necessário. E podemos inclusive estabelecer um revezamento de pais na porta das escolas nos horários de entrada e saída de alunos, como se fazia no passado, com auxílio do Conselho de pais.

O abaixo assinado visa principalmente levantar a discussão sobre um tema tão importante nos dias atuais, em todo o país. Temos que estar alertas para possíveis evasões e invasões também, afinal nunca sabemos o que pode acontecer. E através de um debate sadio encontrar medidas eficazes para garantir um ambiente seguro e protegido para as crianças nas creches municipais. É fundamental que a administração municipal se comprometa com a segurança, investindo os recursos necessários e mantendo um diálogo aberto com toda a comunidade.

Por isso eu te convoco a abraçar essa causa. Assine o abaixo-assinado e envie para seus familiares e amigos para que possamos obter o maior número de apoiadores e lutar por mais segurança nas nossas creches.

Já assinou?

Projetos em Destaque

Ao me tornar mãe recentemente, vivi na pele a escassez da estrutura municipal voltada para gestantes, mães e pais da primeira infância. Todas as minhas sugestões ao poder público municipal estão voltadas a facilitar a vida das famílias francanas por meio da tecnologia, como por exemplo, implementando aplicativos no sistema de creches e nas UBS’s, promovendo um sistema integrado de informações de cada criança, dinamizando os atendimentos médicos e de oferta de vagas escolares. Essa integração de informações dos bebês e crianças por meio de um sistema único de dados, tem o objetivo de promover a sintonia de dados do histórico de saúde, educação e assistência social, bem como a padronização mínima do edital de chamamento para as creches do terceiro setor, com o fim de igualar o plano pedagógico e as atividades de toda a rede e assim evitar filas de espera por vagas, em certas unidades educacionais. Defendo ainda a implementação de atividades na rede de ensino da primeira infância que envolvam a interação com a natureza, música, culinária, arte e tecnologia criativa. Outra recomendação seria uma parceria entre a Associação do Comércio local, o Sindicato das Indústrias, a prefeitura e a iniciativa privada, visando a oferta de vagas de emprego direcionadas para mães, tanto presencialmente quanto em home office, em período integral ou meio período, com escalas flexíveis e benefícios para filhos, conforme as possibilidades de candidatura de cada mãe que necessite retornar ao mercado de trabalho, através de incentivos fiscais às empresas participantes.

Meu objetivo é priorizar as políticas públicas durante a gestação e primeira infância, o berço de formação do ser humano, garantindo a segurança das crianças nas creches e uma educação adequada para que as mães possam retornar ao mercado de trabalho tranquilamente. É imprescindível a contratação de profissionais capacitados, implementação de alimentação saudável nas creches, valorização dos educadores com estabelecimento de piso salarial e redução da lista de espera por vagas.

Franca é uma cidade moderna, capaz de proporcionar o empreendedorismo das mulheres sem que elas precisem sacrificar a maternidade, ou esquecer da saúde mental. Devemos incentivar acolhimento das recém mães nas empresas.

Sistema Integrado Infantil
Emprego para recém mães
homem à esquerda de terno azul e mulher à direita de terno azul
homem à esquerda de terno azul e mulher à direita de terno azul
homem à esquerda com terno azul e máscara branca e mulher à direita de vestido azul
homem à esquerda com terno azul e máscara branca e mulher à direita de vestido azul
homem à esquerda com blazer cinza e mulher à direita com óculos e blusa azul
homem à esquerda com blazer cinza e mulher à direita com óculos e blusa azul
homem à esquerda com camisa cinza e máscara facial azul, mulher à direita com blusa azul e máscara
homem à esquerda com camisa cinza e máscara facial azul, mulher à direita com blusa azul e máscara
mulher à esquerda e homem com camisa azul à direita segurando caneca
mulher à esquerda e homem com camisa azul à direita segurando caneca
mulher à esquerda e homem com camisa brança à direita segurando caneca
mulher à esquerda e homem com camisa brança à direita segurando caneca
homens à esquerda e à direita com camisas brancas e calças jeans, e mulher ao centro de blusa bege
homens à esquerda e à direita com camisas brancas e calças jeans, e mulher ao centro de blusa bege
homem com camisa azul e mulher com blazer rosa sorrindo
homem com camisa azul e mulher com blazer rosa sorrindo
Padronização Plano Pedagógico
Consultas "on-line"